top of page

A mídia secundária é usada como um suporte, transmitindo a mensagem sem que o receptor da mesma precise de um método para entender seu significado. Ou seja, nos comunicamos através da nossa vestimenta, sem precisar que o outro use uma ferramenta para compreender o que estamos emitindo. 
‘’Segundo a reflexão de Harry Pross, a mídia é muito mais ampla do que o jornal, o rádio, a televisão e a internet. É muito anterior a eles. Qualquer deles simplesmente não exerceria sua função comunicativa se não houvesse sempre um corpo numa ponta e um corpo na outra ponta de uma desses processos [...] O corpo é linguagem e, ao mesmo tempo, produtor de inúmeras linguagens com as quais o ser humano se aproxima de outros seres humanos, se vincula a eles, cultiva o vínculo, mantém relações e parcerias (BAITELLO Jr., 2005: p. 62). ‘’
Quando falamos sobre roupa se trata muito mais do que apenas algo que usamos no dia a dia, pois quando escolhemos o que vestir também estamos passando uma mensagem para as pessoas, apresentando um significado comunicativo. O estilo de se vestir pode se tratar do pertencimento de um grupo social, diferenciação socioeconômica, gostos distintos; pode representar uma religião, uma empresa ou até mesmo a construção de uma identidade cultural. Assim como o estilo Old Style, que traz a história em suas peças, representando a volta de roupas já usadas ou que já foram tendência, de forma a representar pessoas que se identificam com um estilo que carrega consigo uma memória. 
Dessa forma, podemos dizer que a roupa ou próprio estilo Old style como mídia secundária, não só cria uma identidade através da mensagem que se passa, mas também mostra sua importância como uma forma de integrar pessoas. 
Aqui podemos ver exemplos da mídia secundária na prática. Logo que batemos os olhos nas fotos, conseguimos já identificar a influência Old Style nas roupas.

Aqui vemos uma série de camisas e jaquetas jeans penduradas em uma arara de roupas, que como já foi citado em nosso trabalho anteriormente, são fortes peças do Old Style que realmente nunca saíram de moda. 

Mais um exemplo de como os elementos Old têm voltado, aqui podemos ver a clara influência da saia justa preta de cintura alta, a própria jaqueta jeans e também um grande detalhe nos sapatos, onde a meia ¾, um pouco acima das canelas dá o charme aos calçados – exatamente como era usado no final dos anos 80 e muito forte nos anos 90.

© Atena Comunicação e Criação

bottom of page