
Entrevista Especialista Comunicação
José Mauricio Conrado, 44 anos, é doutor em Comunicação, Professor na Faculdade das Américas e Universidade Presbiteriana Mackenzie

Podemos considerar que a Teoria das Cores da publicidade é válida também para roupas?
Acho que a Teoria das Cores na publicidade também vale para a moda mas não completamente, pois ambos os discursos são diferentes. Podemos dizer que os discursos se encontram em determinado momento, porém a publicidade tem como principal função persuadir e de certa forma a moda também tem seu lado persuasivo por que também trasmitimos uma mensagem com a nossa vestimenta, mas não podemos confundir os dois tipos de linguagem. Claro que podemos utilizar a questão da Teoria das Cores, mas isso não é uma regra!
Para você, a publicidade dita também o consumo e o gosto por vestimentas específicas?
Sim, a publicidade também tem essa função mas muitas vezes acontece o caminho contrário: a moda dita algo em que a publicidade tem que seguir atrás. Isso é muito comum na comunicação.
Existe alguma teoria publicitária em que explica o fato de criações antigas (não apenas vestimentas) voltarem depois de anos a fazer sucesso?
É um conceito criado pelos teóricos da escola de Frankfurt onde fala que a publicidade como um produto da Indústria Cultural consegue ditar tendências, e quando temos isso muitas vezes boa parte do público, se não usa, vai se sentir "por fora" e é assim que a publicidade consegue de certa forma ditar uma tendência fazendo com que algo que era antigo volte, como se falasse justamente isso "agora isto aqui está na moda". É algo que se buscarmos pelo conceito de Indústria Cultural podemos entender claramente sobre.
Então acredita que existe um objetivo econômico ou de manipulação nessa questão de tendências na vestimenta?
Claro, o objetivo econômico é obter lucro. Por isso sempre é criado uma coleção nova, e podemos parar pra pensar "por que eu preciso de uma coleção nova? por que todo verão as roupas mudam?" por exemplo. A ideia é você tornar obsoleto as peças antigas para que você gere esse lucro, essa é a lógica usada pelo mundo da econômia de mercado.
O que você acha do OLD STYLE?
O Old Style é um estilo bacana, mas eu acho que ele tem o lugar dele e o momento dele. Eu não acho que é algo que possa ser usado o tempo todo!